Título

BLOG

NEWSLETTER

06/10/2016
Blog

Aprenda a conduzir sua empresa ao sucesso

A consultoria Grant Thornton entrevistou 2.500 diretores executivos de empresas localizadas em 36 países, e produziu o relatório “Conselheiros do Futuro – Conduzindo empresas ao sucesso”. O documento traz ideias e dicas para os empresários conduzirem seus negócios de uma maneira mais eficiente, antecipar potenciais riscos e reconhecer oportunidades. Além disso, o estudo explora as habilidades que serão exigidas dos conselhos empresariais nos próximos 10 anos.

Promova a diversidade na sua empresa

Mapeie os desafios que talvez serão enfrentados na próxima década. Analise as habilidades que talvez sejam necessárias para enfrentá-los. E certifique-se de que haja um grupo diverso de profissionais para fazê-lo de forma eficiente. 88% dos empresários pesquisados pela Grant Thornton reconhecem que seus conselhos precisam fazer mais para incentivar a diversidade.

Segurança cibernética é prioridade

Desenvolva uma estratégia cibernética. E a torne pauta prioritária para cada reunião da diretoria. Isso é fundamental para estar à frente dos crimes cometidos no ambiente digital. 60% das empresas pesquisadas dizem que a segurança cibernética é um risco significativo para os seus negócios.

Os melhores talentos devem chegar à diretoria

Segundo o estudo da Grant Thornton, há três maneiras de os líderes empresariais assegurarem que seus conselhos sejam compostos pelos melhores executivos: identificar precocemente executivos talentosos, constuir uma cadeia de talentos de origens diversas e diversificar os canais de recrutamento. Além disso, a consultoria recomenda que os candidatos a uma vaga nos conselhos ganhem oportunidades de participar das reuniões, e que sejam criados planos de sucessão para membros potenciais da diretoria.

Crise nos negócios

De 400 conselheiros de empresas públicas pesquisados pela Grant Thornton, 48% dizem que a incerteza econômica é um dos maiores desafios dos conselhos corporativos em 2016. A pesquisa da Grant Thornton revelou que o nível de otimismo global de negócios do primeiro trimestre de 2016 é o menor em três anos. Uma mistura complexa de fatores geopolíticos, a desaleceração do mercado chinês, o resultado do referendo no Reino Unido e as eleições nos EUA ameaçam arrastar as empresas para o modo ‘sobrevivência’.

Pontos-chave para a empresa crescer

As áreas onde deve haver mais concentração de esforços pelos conselhos empresariais nos próximos 10 anos para que as empresas entrem no caminho do crescimento são: desenvolvimento e/ou reforço da cultura corporativa, planejamento estratégico, sustentabilidade e habilidades digitais.

iLocal